Santo André e sua coirmãs, Santo André na Paraíba e Santo André em Portugal

Das três cidades, a Paulista é a mais antiga e com maior população. De acordo com dados do IBGE, a cidade paraibana tinha, em 2009, 2.707 habitantes (para acessar a fonte, clique aqui.

A cidade portuguesa foi planejada para ser um polo econômico, ao estilo de Brasília. Merece destaque a belíssima narrativa sobre a cidade, de autoria de Raquel Ribeiro:

"Há 40 anos, os primeiros habitantes começavam a chegar a Santo André, a única cidade construída de raiz em Portugal no século XX. Filha do grande projeto industrial e portuário de Sines, foi sonhada para 100 mil pessoas, mas nunca passou dos 15 mil. Durante quase 20 anos, à sombra do Gabinete da Área de Sines, viveu-se da utopia de um Portugal moderno, na incerteza do período revolucionário, face aos sucessivos reveses da história. Visitamos este microcosmos urbano e descobrimos uma cidade ainda à procura de identidade. (...)
A cidade é um corpo estranho, ainda hoje, 40 anos depois, para quem chega e para quem nela vive. Totalmente nova, construída do zero, no meio do areal, desenhada de raiz por homens que sonharam (talvez?) grande de mais: seria uma espécie de Brasília, de cidade do futuro, onde trabalharam quase todos os grandes arquitetos portugueses da democracia? Uma cidade nova perdida num grande território como a América, ou um colonato em Israel? Antes um cogumelo urbano, um microcosmos." (clique aqui para visitar a página portuguesa sobre a cidade).

Direitos autorais das fotos: Santo André na Paraíba: Thiago Reis da Silva. Fotos originais postadas no Google.
Santo André em Portugal: Mapa original disponível aqui.
Miguel Madeira (clique aqui para acessar as fotos originais).

santo-andre-paraiba
santo-andre-paraiba
santo-andre-portugal
santo-andre-portugal
santo-andre-portugal